O rádio e a internet

É , isso é um mini sy stem, mas tem fun ção rádio A mídia é a referência para todos nós sobre o que é o mundo. Como podemos entendê-lo....

É, isso é um mini system, mas tem função rádio

A mídia é a referência para todos nós sobre o que é o mundo. Como podemos entendê-lo. E os meios de comunicação são o modo para que a informação lhe chegue, assim nos situando nesse mundão de meu deus.
Certo?
Então, o que vemos (e o que é sempre falado aos quatro ventos) é que a internet e sua rapidez, interatividade e colaboratividade iria sepultar de vez as mídias anteriores à ela, como televisão, jornal e rádio. E isso não deixa de ser uma meia-verdade.
Meia, porque hoje presenciamos que o jornal capenga por aí (exceto o Super Notícia e os jornais de cidades que mostram quem morreu ou matou), virando um meio que analisa a informação, ou seja, opinativo e alguns jornais já desapareceram. A televisão aberta brasileira nunca presenciou como antes uma forte queda de audiência (também alimentada pela migração para a TV a cabo) fazendo diretores queimarem seus neurônios pensando no que fazer pra atrair esse público cada vez mais fujão.
Como eu já disse, isso é uma meia-verdade, que suscitam nos adivinhões soltarem as palavras proféticas de que tal meio de comunicação vai acabar porque o outro o destruiu tecnologicamente. Isso não acontece. Porque sempre um meio vai ter um público fiel e, pelas suas características, é o ponto de referência para algumas coisas. Quer um por exemplo? O rádio.
 Mas aí fica na sua cabeça: "mas a internet não é mais veloz que o rádio?" Sim e não. Uma das coisas que a internet não conseguiu vencer são as "interferências" na sua comunicação, ou seja, queda do sinal Wi-fi ou 3G, nem todos os lugares tem esse tipo de ligação e nas situações de emergência, as baterias dos equipamentos eletrônicos não são eternas e as distrações existentes na rede são muitas. O fluxo comunicativo pode ter uma interrupção.
O rádio contorna esses defeitos por ser mais simples, tem uma torre em algum lugar transmitindo e não se precisa de parafernálias super modernas para ouvi-lo. Sem falar que nos acontecimentos fora do normal, a fonte mais confiável e direta é ele. No caso do Furacão Sandy, em outubro do ano passado, num país como os Estados Unidos, altamente conectado à web, o rádio se tornou a mídia de referência para saber os acontecimentos, já que não condições de manter o sinal de internet e/ou a bateria dos aparelhos.
Eu pensei nisso porque ontem (27) aconteceu uma grande sinistralidade em Santa Maria, RS. E as informações mais precisas, sem rodeios e com rapidez encontrei no rádio (auxiliado pela internet, claro). E mais: o rádio era a referência para portais e sites de notícias basearem suas informações, sem falar que milhares de pessoas se ligaram no meio de comunicação. E olha que já "mataram" o rádio várias vezes e ele está aí.
Creio, na verdade, que existe mesmo é uma convergência entre veículos. TV se integra a internet, internet se intregra a jornal e rádio e vice-versa. Tentar profetizar mortes de veículos é um 'achismo' tremendo, igual como se adivinhar se vai chover ou não amanhã. O caráter de reinvenção que o rádio tem perante o surgimento de novas mídias é a sua principal força para a permanência.
É isso, até a próxima segunda o domingo!


+ Realmente, sou um apaixonado pelo rádio, então, leia com moderação, he he he he...


PageRank Checking Icon ©Matheus 2013 - Todos os Direitos Reservados | Design por Matheus Pacheco.
Nome

Arte,1,Bandas,1,Banksy,1,Concursos,5,Curiosidades,7,Curta um curta,8,Edenilton Santos,4,Esportes radicais,2,Filipe,13,Filmes,3,Fotografias,8,Gadgets,1,Humor,27,Imagens,3,Indignei,1,Lara Vic.,6,Laryssa Machado,10,Matheus Pacheco,51,Maya Marques,3,Música,7,Nem Amarrado,2,Noticias,7,Opinião e Comportamento,18,Saulo Bahia Grenouille,2,Seublog.com,6,Tecnologia,5,textos,1,Videos,34,
ltr
item
Guerra no Papel: O rádio e a internet
O rádio e a internet
http://bimg1.mlstatic.com/mini-system-sony-genesi-150w-rms_MLB-F-3318882519_102012.jpg
https://img.youtube.com/vi/VvKAsZIuB_8/default.jpg
Guerra no Papel
http://guerranopapel.blogspot.com/2013/01/o-radio-e-internet.html
http://guerranopapel.blogspot.com/
http://guerranopapel.blogspot.com/
http://guerranopapel.blogspot.com/2013/01/o-radio-e-internet.html
true
8417906206133715830
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy